terça-feira, 31 de janeiro de 2012

TEMA: 8.1 DIA DA CRIANÇA (AULA COMEMORATIVA)

EVANGELIZAÇÃO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conteúdo deste programa, preparado pelo DIJ – Setor de Infância e Juventude, da União Espírita Mineira, visa proporcionar àqueles que se dedicam à Evangelização da Criança, recursos para melhor desempenhar sua tarefa e está organizado para ser aplicado às várias faixas etárias ou ciclos, mediante planejamento criterioso das aulas por parte do orientador.




TEMA: 8.1  DIA DA CRIANÇA (AULA COMEMORATIVA)

A) IDÉIAS BÁSICAS
• Importante é o papel da criança na sociedade e muito se espera dela, por isso o homem vem se desdobrando em programas de amparo e auxílio à criança, sob os vários aspectos educacionais.
• O dia das crianças e agora até mesmo ano internacionalmente dedicado à criança é apenas o reflexo da certeza que o homem tem de que sem o amparo e ajuda à criança estará comprometendo o seu próprio futuro.
• Os exemplos que o Cristo, desde quando menino, legou para nós, conclama nos à busca do seu Evangelho e nos ensina que a criança, desde cedo, pode e deve se identificar com os programas de orientação e vivência cristã.
• A criança é o símbolo vivo da oportunidade que o Espírito recebe para novas experiências no plano físico.
• Sem a presença da criança no mundo, este perderia todas as suas expressões de amor e beleza, no entanto, sem a orientação segura da criança o mundo se comprometeria irremediavelmente.
• O sorriso contagiante da criança é um bálsamo e ao mesmo tempo um hino de reconforto e esperança que se renovam para vida no plano terreno.
• Do mesmo modo que os adultos e os velhos necessitam garantir às crianças e aos jovens os recursos para o seu futuro tranqüilo e harmonioso, cabe aos meninos e moços respeitar o papel daqueles que, mediante lutas e sacrifícios, buscam preservar a sua jornada física e espiritual na Humanidade que nos acolhe.
• Se difíceis são determinados momentos que vivemos, principalmente nas épocas de transição, todos devem se unir, crianças, jovens adultos e velhos no esforço conjunto de melhorar os corações e o mundo em que vivemos, valorizando assim os recursos divinos que recebemos da misericórdia de Deus.


B) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR

1. Bases Evangélicas:
  Mateus: 1:25   2:1 a 12   9:23 a 25   11:16 e 17   18:1 a 6 - 18:10 - 19:13 a 15. Marcos: 5:35 a 43   9:36 e 37   10:13. Lucas: 2:1 a 52   9:47 e 48   18:16 e 17. Romanos: 14:12. I Coríntios: 3:1 e 2   14:20. Hebreus: 5:13 e 14. Velho Testamento: Gênesis: 33:5. Êxodo: 1:19. I Reis: 3:7. Salmos: 13:2. Provérbio: 10:1   20:11   29:15.

2. Bases Doutrinárias:   Livro dos Espíritos: 197 a 199, 379 a 385   Livro dos Médiuns: Cap.18, item 221, 6   Evangelho Segundo o Espiritismo; Cap.8, itens 18 e 19   Cap.13, item 18   Cap.14, item 9   O Que é o Espiritismo: itens 117 a 221.

3. Obras Subsidiárias:   Alvorada Cristã: Cap.50   Assim Vencerás: 15   Boa Nova; Cap.2   Conduta Espírita: Caps.5 e 21   Dicionário da Alma: “Criança” - Espírito da Verdade: Caps.17, 56 e 99   Estude e Viva: Caps.15 e 38   Fonte Viva: Caps.49 e 157   Justiça Divina: Cap.29   Livro da Esperança: Caps.4, 15 e 18   Luz no Lar: Caps.16, 18, 33, 51 e 57   Mais Luz: Caps.86, 89, 90 e 91   Na era do Espírito: Cap.4 - Nosso Livro: “O Caminho do Bem” e “Palavra Paterna”   Palavras de Emmanuel: Caps.42 e 43   Parnaso de Além Túmulo: “No Templo da Educação”   Pontos e Contos: Caps.25 e 34   Relicário de Luz: “Oração da Criança” e “Criança” ¬Sementeira da Fraternidade: Cap.26   Sementes da Vida Eterna: Caps.21, 33, 34 e 35 - Taça de Luz: Cap.37   Trovadores do Além: Cap.33   Vozes do Grande Além: Cap.48   52 Lições do Catecismo Espírita: Cap.33 - Vinha de Luz: Caps.115 e 119.


C) REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA

1. Jardim e I Ciclo:  
O rio e o oceano   O filhote e o animal adulto   A sementeira e a expectativa do florescer   A flor e o fruto   O diamante e o brilhante   Jesus menino e seu nascimento   A argila e os objetos de arte   O nascer do sol e o dia que surge   O mar, sua beleza, perigos e surpresas   Os preparativos para uma viagem   O botão e a rosa.

2. II e III Ciclos:   O alicerce de uma construção   Os afluentes de um rio   A argila nas mãos do oleiro   A programação de um computador   O prefácio de um livro   O diamante e o brilhante   Os preparativos para uma viagem espacial   O treinamento de um time   A preparação do solo para o plantio   O amanhecer e a esperança de um dia feliz   O curso de 1° grau na vida de um universitário   O estudo da matemática para o engenheiro.


D) CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA

• “Deixai vir os meninos a mim”. Marcos 10:14. Jesus com essa expressão nos adverte para que não desprezemos os pequeninos, mas sim os encaminhemos até Ele, despertando os para a compreensão e a exemplificação de seus ensinamentos.
• Devemos ajudar a criança a perceber a importância do trabalho edificante como o grande auxiliador de nossa bagagem espiritual e a responsabilidade maior que a criança espírita possui; isso não significa que seja melhor que as outras crianças, porque perante o Alto todas as crianças são iguais, sem distinção seja de sexo, cor, posição social ou religião, mas sim porque desde cedo está sendo alertada para os ensinamentos do Cristo.
• Aproveitando a motivação do “Dia da Criança”, milhares de pessoas querem fazê la feliz, satisfazendo lhe os caprichos de ordem puramente transitória. Mas nós espíritas temos o dever de despertar na criança a noção de obediência e responsabilidade nos mínimos deveres, consciente de que esse é o ponto de partida para a verdadeira felicidade.

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