EVANGELIZAÇÃO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo deste programa, preparado pelo DIJ – Setor de Infância e Juventude, da União Espírita Mineira, visa proporcionar àqueles que se dedicam à Evangelização da Criança, recursos para melhor desempenhar sua tarefa e está organizado para ser aplicado às várias faixas etárias ou ciclos, mediante planejamento criterioso das aulas por parte do orientador.
TEMA: 6.18 DISCIPLINA E ORDEM
A) IDÉIAS BÁSICAS
• A ordem e a disciplina existentes nas leis que regem o Universo (Movimento da Terra, da lua, as estações do ano, etc.) demonstram que aqueles são fatores indispensáveis ao progresso individual e coletivo.
• O espírita busca desde cedo atender com pontualidade os seus compromissos (horários escolar, hora para levantar, para fazer suas refeições, para estudar, para recrear, para deitar, etc.), e manter em boa ordem tudo o que lhe diz respeito (conservação do material escolar, roupas, etc).
• A criatura disciplinada respeita a ordem estabelecida, acata as leis e procura dar-lhes cumprimento.
• Ao espírita, mais do que qualquer pessoa, compete o dever de ser ordeiro e disciplinado, a fim de que possa servir de instrumento de progresso para toda a coletividade de que faz parte e, ao mesmo tempo, conquistar o seu próprio aprimoramento espiritual.
B) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas: Mateus: 2:13 a 15 2:19 a 23 3:1 a 4 3:15 4:10 5:19 5:17 5:37 6:24 6:33 7:16 8:9 10:5 a 7 10:25 11:10 14:19 e 20 14:22 15:35 a 38 17:24 a 27 20:8 21:12 a 13 22:15 a 22. Lucas: 3:14 14:28 a 30. João: 1:1 a 4 6:10 a 12 21:17. I Coríntios: 14:26 a 40. Hebreus: 12:5 a 11. I Pedro: 2:13. Apocalipse: 3:18 a 20. Velho Testamento: Deuteronômio: 8:5 e 6. Salmos: 50:17 a 23. Provérbios: 3:6 a 12 23:12 e 13. Jó: 5:17.
1. Bases Evangélicas: Mateus: 2:13 a 15 2:19 a 23 3:1 a 4 3:15 4:10 5:19 5:17 5:37 6:24 6:33 7:16 8:9 10:5 a 7 10:25 11:10 14:19 e 20 14:22 15:35 a 38 17:24 a 27 20:8 21:12 a 13 22:15 a 22. Lucas: 3:14 14:28 a 30. João: 1:1 a 4 6:10 a 12 21:17. I Coríntios: 14:26 a 40. Hebreus: 12:5 a 11. I Pedro: 2:13. Apocalipse: 3:18 a 20. Velho Testamento: Deuteronômio: 8:5 e 6. Salmos: 50:17 a 23. Provérbios: 3:6 a 12 23:12 e 13. Jó: 5:17.
2. Bases Doutrinárias: Livro dos Espíritas: Pergs. 56 a 58 817 a 822, 825 a 828, 873 a 879 e 918 Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.3, itens 3 a 17 Cap.17, item 7 A Gênese: Cap.6.
3. Obras Subsidiárias: Alvorada Cristã: Cap.13 Almas em Desfile: 2ª parte, Cap.8 Antologia da Espiritualidade: Caps.2, 6, 12, 14 e 26 Assim Vencerás: Caps.11 e 31 Astronautas do Além: Cap.2 Através do Tempo: Caps.2 e 4 Bezerra, Chico e Você: Caps.2 e 26 Bem Aventurados os Simples: Cap.43 Busca e Acharás: Cap.8 Caminho, Verdade e Vida: Caps.25 e 29 Caridade: Caps.19 e 28 Coragem: Cap.35 Correio Fraterno: Cap.35 Conversa Firme: Cap.5 - Contos e Apólogos: Cap.17 Crônica de Além Túmulo: “A Lenda das Lágrimas” Dicionário da Alma: “Disciplina” e “Ordem” Dos Hippies aos Problemas do Mundo: Caps.1 e 5 Entrevistas: Cap.27 Encontro de Paz: Cap.10 Estude e Viva: Cap.16 Evangelho em Casa: Cap. 1ª Reunião Espírito de Cornélio Pires: Cap.24 O Espírito da Verdade: Cap.80 Fonte Viva: Cap.6 Ideal Espírita: Cap.94 Instrumento do Tempo: Cap.35 Idéias e Ilustrações: Cap.26 Livro da Esperança: Caps.86, 56 e 69 Mais Luz: Cap.88 Mãos Unidas: Cap.39 Messe de Amor: Cap. “Disciplina” Pai Nosso: Cap.3 Paz e Renovação: Cap.45 - Pérolas do Além: “Dever” Palavras de Vida Eterna: Caps.138 e 179 Pão Nosso: Caps.16 e 88 Religião dos Espíritos: Caps.19 e 55 Somente Amor: Cap.4 Taça de Luz: Cap.42 A Terra e o Semeador: Cap.28 Vinha de Luz: Caps.66, 22 e 119 Voltei: Caps.1 e 3.
C) REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Jardim e I Ciclo: A germinação da semente A galinha chocando os ovos O motor do veículo A criança e a escola Os dias e as noites O calendário O relógio A evaporação e a chuva O padeiro e o pão O uniforme escolar A seqüência dos minutos A árvore e os frutos As estações do ano O trem no trilho O estudo O teclado da máquina de escrever O doente e o tratamento Os horários para almoçar, estudar, passear, dormir e acordar O colégio (dos alunos ao diretor) O trânsito de uma cidade As letras do alfabeto.
1. Jardim e I Ciclo: A germinação da semente A galinha chocando os ovos O motor do veículo A criança e a escola Os dias e as noites O calendário O relógio A evaporação e a chuva O padeiro e o pão O uniforme escolar A seqüência dos minutos A árvore e os frutos As estações do ano O trem no trilho O estudo O teclado da máquina de escrever O doente e o tratamento Os horários para almoçar, estudar, passear, dormir e acordar O colégio (dos alunos ao diretor) O trânsito de uma cidade As letras do alfabeto.
2. II e III Ciclos: O catálogo de telefones A trajetória do formando O comércio (farmácia, armazém, padaria, etc.) As peças de uma máquina complexa Da sementeira à colheita A criação dos mundos Os movimentos da Terra As fases da lua A escrita no papel ou no caderno Os músicos de uma orquestra O Índice de um livro A Natureza Percurso do rio ao encontro do mar Os órgãos do corpo humano O avião, o navio e o carro - O ator e a peça A cachoeira e a eletricidade A fabricação de automóvel - A construção de um edifício ou uma estrada O bicho da seda O fichário de um Banco A biblioteca As marchas do carro O Universo A hierarquia dos Espíritos.
D) CONCLUSÃO EVANGÉLICO-DOUTRINÁRIA
• “Todos os êxitos da ciência humana se verificam na base estabelecida pela Sabedoria Divina, em todas as esferas da criação”. (Emmanuel).
• A obra divina, regida em princípios de absoluta harmonia, oferece ao homem possibilidades de evoluir com segurança em todos os setores da vida.
• Cada planta produz segundo a sua espécie, cada animal atende ao papel que lhe foi reservado na Natureza, ao homem cabe produzir segundo sua capacidade e o espírita sabe que, ordenando a sua vida e disciplinando seus atos, não prejudica a ninguém e ao mesmo tempo colabora na harmonia geral.
• Necessariamente nos interligamos uns aos outros e, por isso, podemos nos comparar a uma determinada peça num mecanismo complexo, que, por muito simples que seja, é indispensável para o funcionamento harmonioso do conjunto.
• Toda construção principia no alicerce e para atingirmos as grandes realizações do Espírito, temos de iniciar pelos pequenos lances da ordem e da disciplina em nossa vida cotidiana.
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