segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TEMA: 5.24 SONO E SONHOS

EVANGELIZAÇÃO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conteúdo deste programa, preparado pelo DIJ – Setor de Infância e Juventude, da União Espírita Mineira, visa proporcionar àqueles que se dedicam à Evangelização da Criança, recursos para melhor desempenhar sua tarefa e está organizado para ser aplicado às várias faixas etárias ou ciclos, mediante planejamento criterioso das aulas por parte do orientador.




TEMA: 5.24  SONO E SONHOS

A) IDÉIAS BÁSICAS

•    A atividade espiritual da alma encarnada estende se além do sono físico, porquanto o Espírito jamais está inativo.
•    O sono é o repouso do corpo e enquanto este se recupera das energias gastas, o Espírito vai se refazer no plano espiritual.
•    Assim, enquanto os sentidos físicos se entorpecem, pelo sono, a alma se liberta parcialmente da matéria valendo se de suas faculdades espirituais. É o retorno temporário do exilado à sua verdadeira pátria.
•    Nem sempre, porém, o Espírito, se vale desta liberdade parcial para o seu aprimoramento e, invigilante, busca companhias espirituais outras, com as quais se afiniza, liberando as suas más inclinações.
•    Libertado parcialmente do corpo, o Espírito retoma suas experiências evolutivas, pode se lembrar do passado e até mesmo antever aspectos do seu futuro.
•    O sonho é a retratação do que o Espírito viu ou ouviu durante o sono, cuja lembrança, na maioria das vezes, se mistura com suas preocupações humanas.
•    O sonho nem sempre é a lembrança de vivência espiritual, podendo ser simples mentalização do Espírito em torno de suas preocupações cotidianas. Neste caso, o Espírito não se vale da emancipação espiritual, limitando se a, junto de seu corpo em repouso, envolver se mentalmente com os seus próprios problemas, desejos ou apreensões.
•    Os Espíritos em desequilíbrio podem também aproveitar do sono para atormentar aqueles que os prejudicaram no passado ou às almas fracas e pusilânimes.


B) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR

1.    Bases Evangélicas:   Mateus: 1:20 a 25   2:12   2:13 e 14   2:19 a 23   27:19. Marcos: 4:38   5:39   14:37 a 41. Lucas: 9:32. Atos: 2:17. Romanos: 13:11.

2.    Bases Doutrinárias:   O Livro dos Espíritos   400 a 418   O Livro dos Médiuns: Cap.7, Cap.25, item 284   O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.28, itens 38 e 39   A Gênese: Cap.15, item 3   O que é o Espiritismo: Cap.3, itens 136 e 137.

3.    Obras Subsidiárias:   A Vida Escreve: 2ª parte:27   Caridade: Cap.16   Diálogo dos Vivos: “Confirmação do Sonho”, “Respostas de Amigo” e “Encontro no Além” - Estante Viva: Cap.31   Idéias e Ilustrações: Cap.19   Pai Nosso: Cap.4   Instruções Psicofônicas: Cap.49   Missionários da Luz: Caps.8, 11, 13 e 14   Pérolas do Além: ver palavras: “Sono” e “Sonho”.


C) REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA

II e III Ciclos:   As lembranças de um passeio   As recordações de nossa infância   O encontro com amigos   Uma viagem ou passeio agradável   A leitura de uma carta com notícias boas ou más   O preso que sai da penitenciária   O doente que sai do hospital   A visita a uma galeria de arte   A lembrança de um filme.


D) CONCLUSÃO EVANGÉLICO-DOUTRINÁRIA

•    Graças ao sono, o Espírito encarnado está sempre em relação com o mundo Espiritual.
•    O sono é a porta que se abre para que possamos ir ter com os Espíritos no plano extrafísico, é o recreio depois do trabalho, enquanto aguardamos a libertação total que nos restituirá ao meio que nos é próprio.
•    Vivemos duas fases distintas da existência, uma no corpo físico (quando despertos) outra no Plano Espiritual (quando em repouso).
•    Como no período do sono somos assistidos pelos Espíritos Protetores que nos auxiliam, nos instruem e alertam, acerca de nossas necessidades espirituais, ou somos envolvidos por entidades ainda presas aos aspectos inferiores da vida, cabe nos preparar conscientemente e pela oração, pedirmos a Deus e aos bons Espíritos a sua ajuda no período do sono físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário