segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TEMA: 5.5 AS OBRAS DA CODIFICAÇÃO

EVANGELIZAÇÃO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conteúdo deste programa, preparado pelo DIJ – Setor de Infância e Juventude, da União Espírita Mineira, visa proporcionar àqueles que se dedicam à Evangelização da Criança, recursos para melhor desempenhar sua tarefa e está organizado para ser aplicado às várias faixas etárias ou ciclos, mediante planejamento criterioso das aulas por parte do orientador.




TEMA: 5.5  AS OBRAS DA CODIFICAÇÃO

A) IDÉIAS BÁSICAS

•    Iniciada com a publicação de “O livro os Espíritos”, a codificação espírita se desdobra nas demais obras que, nesta ordem, foram editadas por Allan Kardec: “O Livro dos Médiuns”, “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Céu e o Inferno” e “A Gênese”.
•    O estudo destas obras é, portanto, necessário a todos os que desejam se esclarecer quanto às bases da Doutrina dos Espíritos.
•    A Codificação Espírita esclarece a criatura quanto aos pontos fundamentais da vida: Deus, As Leis que regem o Universo, A Natureza, Origem e destino do Espírito, O plano Espiritual e as leis que o regem, bem como suas relações com o mundo corpóreo.
•    Um dos aspectos mais importantes que se destaca nas obras da codificação é o de lançar luzes sobre o Evangelho de Jesus, aclarando o e tornando o mais fácil a assimilação de seus conceitos.
•    O espírita consciente não se descuida do estudo constante das obras codificadas por Kardec e outras publicadas por dedicados colaboradores de sua época, atualmente, bastante comentadas e ampliadas por centenas de obras subsidiárias da literatura espírita, particularmente as pisicografadas por Francisco Cândido Xavier.


B) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR

1. Bases Evangélicas: Mateus: 5:15 – 13:11 e 12 – 15:10 – 25:14 a 30. Marcos: 8:18 a 20 – 14:15 e 16. Lucas: 1:1 a 4 – 4:16 e 17 – 5:4 a 6 – 12:2 e 3. João: 5:39 – 14:26 – 16:14 e 15. Atos: 8:30 e 31. I Tessalonicenses: 5:21. I Timóteo: 4:15 e 16. Velho Testamento: Neemias: 8:8.

2. Bases Doutrinárias: Livro dos Espíritos: Introdução – Prolegômenos 627 e 628.  Livro dos Médiuns: Introdução – Cap.1– Cap.3, itens 18, 19, 27 a 35 – 2ª parte, Cap. 31, itens 1 a 9. O Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.6, itens 5 e 6. A Gênese: Introdução – Cap.1, itens 28 a 33.

3. Obras Subsidiárias: Almas em Desfile: 2ª parte: 8 – Caminho Espírita: Caps. 15, 25, 29 – Conduta Espírita: Caps.41, 45 – Entrevistas: Cap.43 – Fonte Viva: Prefácio – Ideal Espírita: Cap.17 – Justiça Divina: Prefácio – No Portal da Luz: Cap.16 – Opinião Espírita: Cap.60 – Tesouro dos Espíritos: 2ª parte: 1 e 3.


C) REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA

Enciclopédias – Fascículos que se reúnem em coleção – Jogo de ferramentas – As matérias de um curso – Os vários departamentos de uma empresa – Os vários serviços públicos de uma cidade – A construção de um edifício – As notas musicais – As peças de uma máquina – Os órgãos do corpo – Aparelhagem clínica de um médico e de um laboratório – Conjunto de material didático – As letras do alfabeto – O conjunto de alimentos necessários à saúde do corpo – Os estados de um país – Os cinco sentidos – Os capítulos de um livro.


D) CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA

•    O espírita tem o dever de estudar e conhecer os princípios básicos de sua doutrina.
•    A fé raciocinada só pode ser adquirida através da instrução.
•    Para amar e auxiliar o próximo o espírita não pode estacionar na ignorância, precisa aprender, adquirir conhecimentos, instruir se.
•    O Espiritismo não é somente manifestação de espíritos, é a Doutrina do Consolador, do Espírito da Verdade, prometido e enviado por Jesus para nos orientar.
•    Assim como precisamos de coleções de livros e enciclopédias para nossa forma¬ção intelectual, necessitamos conhecer as obras básicas do Espiritismo para melhor compreendermos as Leis que regem a Vida e o Universo.
•    O espírita, portanto, deve estudar as obras básicas do Espiritismo, ajudando a si mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário