segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

TEMA: 5.3 A TERCEIRA REVELAÇÃO VERDADE

EVANGELIZAÇÃO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O conteúdo deste programa, preparado pelo DIJ – Setor de Infância e Juventude, da União Espírita Mineira, visa proporcionar àqueles que se dedicam à Evangelização da Criança, recursos para melhor desempenhar sua tarefa e está organizado para ser aplicado às várias faixas etárias ou ciclos, mediante planejamento criterioso das aulas por parte do orientador.




TEMA: 5.3  A TERCEIRA REVELAÇÃO VERDADE

A) IDÉIAS BÁSICAS

•    A Terceira Revelação, com a função de estabelecer a VERDADE que envolve o Espírito, sob todos os aspectos, sua natureza, origem e destino, se faz para a Humanidade pela Luz do Espiritismo.
•    Implantada na Terra por inúmeros Espíritos, que se identificam coletivamente como ESPÍRITO DA VERDADE, teve, na codificação de seus ensinamentos, o trabalho primoroso de Allan Kardec.
•    Mostrando a ascendência do Espírito sobre o corpo físico e sua imortalidade e individualidade após a desencarnação, bem como as relações entre o mundo material e o espiritual, destrói o materialismo, que é uma das chagas da sociedade, e faz com que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses.
•    Sua moral é a moral cristã, pois fortalece o cristianismo em nós, esclarecendo nos o que somos, donde viemos, o que estamos fazendo na Terra, porque sofremos e qual a nossa destinação futura.
•    Ao mostrar a verdade, o Espiritismo, Terceira Revelação de Deus aos Homens, chama a si a função do Consolador prometido por Jesus.
•    Com as provas da sobrevivência da alma e de suas relações com o plano físico, cabe, portanto, ao Espiritismo, a importante tarefa de consolidar no coração do homem a certeza da imortalidade.


B) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR

1. Bases Evangélicas: Mateus: 5:15 – 6:1 a 4. Marcos: 4:21 e 22 – 16:15. Lucas: 1:74 e 75 – 2:26 – 9:6 – 10:17 a 21 – 12:54 a 57. João: 3:21 – 4:35 a 38 – 8:32 – 14:16 e 17 – 15:26 – 16:7 a 11 – 16:12 a 14   16:29.

2. Bases Doutrinárias: Livro dos Espíritos: Introdução: 798 a 802 e Conclusão. Livro dos Médiuns: Introdução – Cap. II – Cap. III, itens 31 a 35 – Segunda parte: Cap. III – Cap. XXXI, itens 21 a 9.   Evangelho Segundo o Espiritismo: Prefácio – Cap.1, itens 5 a 11 – Cap.6 (todo) – Cap.23, itens 16 e 17 – Cap.24, itens 4 a 7. Céu e Inferno: Cap.1, item13. Gênese: Cap.1 (todo) – Cap.17, itens 35 a 40. Obras Póstumas: “Profissão de fé espírita raciocinada”.

3. Obras Subsidiárias: Antologia da Espiritualidade: Cap.21 – Através do Tempo: Cap.1 – A Caminho da Luz: Cap.24 – Bezerra, Chico e Você: caps. 33 e 43 – O Espírito da Verdade: Cap.22, 38, 82 – Recanto de Paz: Cap.7 – Roteiro: Caps.38, 12 – Segue me: “Sem Ruídos”, “Ao Clarão da Verdade” – Sol nas Almas: Cap.58 – 52 Lições de Catecismo Espírita: 41ª lição.


C) REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA

Um curso universitário – O retrato após a revelação do filme – O epílogo de um filme – A descrição de uma viagem – Uma carta esclarecedora – O resultado de um exame de laboratório – O boletim escolar – Um farol – Os sinais de trânsito – O dicionário – O resultado de um simpósio – Uma revista técnico científica – Uma exposição de artes – O número discado e a chamada do telefone – O estrato de uma conta bancária – O placar num campo de esportes.


D) CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA

•    O Consolador é a onipresença de Jesus na Terra.
•    O Espírito da Verdade vem como a Luz que combate e vence as sombras de nossa inferioridade e sua missão é transformar, iluminar o caminho, para que os homens vejam que o amor que constitui o guia único para toda a Humanidade.
•    Substancializando a Doutrina do Cristo, o Espiritismo oferece aos homens um modo de ser diferente de tudo que se conhecia até o seu advento renovador, destacando se a verdadeira fé raciocinada.
•    Nestes tempos dolorosos em que as mais penosas transições se verificam, cabe ao Espiritismo fortalecer o valor moral, onde se encontra o apoio necessário à edificação do porvir.
•    A Terceira Revelação nos esclarece, assim, que o objetivo da vida é a educação do Espírito, sendo o Bem, a lei suprema do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário