EVANGELIZAÇÃO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo deste programa, preparado pelo DIJ – Setor de Infância, da União Espírita Mineira, visa proporcionar àqueles que se dedicam à Evangelização da Criança, recursos para melhor desempenhar sua tarefa e está organizado para ser aplicado às várias faixas etárias ou ciclos, mediante planejamento criterioso das aulas por parte do orientador.
TEMA: 1.2 DEUS CRIADOR
A) IDÉIAS BÁSICAS
• “Deus é a Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas” (L.E. perg. 1).
• Natureza, em sua prodigiosa manifestação, atesta permanentemente a existência do Criador.
• Quanto mais analisamos a Natureza e as Leis que a regem, assim como todo o Universo, entendemos melhor aquele que é o criador de todas as coisas e todos os seres: DEUS.
• O desenvolvimento espiritual permite à criatura conhecê Lo cada vez melhor, sentindo O em si mesmo, pois, todos somos integrantes da obra da criação.
• A certeza de que não existe efeito sem causa, nos leva à conclusão de que todo efeito inteligente que não foi concebido pelo homem, provém do hálito criador de Deus.
B) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS PARA A PREPARAÇÃO DO EVANGELIZADOR
1. Bases Evangélicas: Mateus: 3:9 – 6:30 – 19:26 – 22:31 e 32. Marcos: 10:6 – 10:24 – 12:24 12:26 e 27 – 12:29 – 13:19 – 13:32. Lucas: 1:37 – 1:46 a 56 – 3:8 – 6:33 – 9:4 – 9:33 – 16:30. V.T.: Isaías: 37:15 a 17 – 40:28 e 29. Deuteronômio: 33:27. Jó: 33:4 a 6. I Coríntios: 3:6 a 9.
2. Bases Doutrinárias: Livro dos Espíritos: Introdução, item VI e Pergs. 1, 3, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 13, 14, 17, 19, 21, 27, 35, 36, 37, 38, 39, 59, 77, 78, 80, 115 – Evangelho Segundo o Espiritismo: Cap.16, Cap.17 – Gênese: Cap.1, item 25, Cap.2, item 1 a 19, Cap.6.
3. Obras Subsidiárias: Amizade: Cap.28 – Amor e Luz: Cap. “Oferenda” – Antologia da Espiritualidade: Cap.4, 27, 31, 33, 35 – Assim Vencerás: Cap.5, 29, 39 – Busca e Acharás: Cap.29 – Chão de Flores: Cap. “Quando Deus diz Não”, “Perante Deus” – Coletânea do Além: Cap. “Comungar com Deus” – Companheiro: Cap.3, 12 – Crônicas do Além Túmulo: Cap. “Pai”, “A lenda das lágrimas” – Entrevista: Cap.7, 8 – Escrínio de Luz: Cap. “Ante a bondade de Deus”, “Ante a idéias de Deus”, “Recorda e Serve” – Fonte Viva: Cap. 11, 13, 148, 184 – Idéias e Ilustrações: Cap.37 – Instrumentos do Tempo: Cap.24, 37 – A Lira Imortal: Cap. “Alma das Almas”, “Versos dos Sofredores” – Mãos Unidas: Cap.4,10,21,26,43,46,48,50 – Palavras de Emmanuel: Cap.23 – Palavras de Vida Eterna: Cap.33,55 – Segue me: Cap. “Filhos de Deus”, “Alguém deve Plantar” – Somente Amor: Cap.1, 7, 8, 12, 25, 30, 31 – A Terra e o Semeador: 31, 41 – A Vida Escreve: Cap.7 a 1ª Parte – Vinha de Luz: Cap.166.
C) REFERÊNCIAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Jardim e I Ciclo: O nascimento e crescimento de uma árvore – O lavrador e a lavoura – O oleiro e o jarro – A árvore, seus frutos e a sombra – As aves na construção de seus ninhos – A aranha e a teia – A abelha e o favo – O pintor e a pintura – A costureira e a confecção das roupas – Os animais e a reprodução da espécie – O oculista e a criação dos óculos – O sapateiro e os diferentes modelos de calçados – O João de barro e a casa – O tintureiro e as várias cores – A florista e as flores de massa, pano e papéis – A lesma e o caramujo – A ostra e a pérola – O bicho da seda e a produção do fio – A planta e o broto – A vaca e o leite – A galinha e os ovos – O carneiro e a lã – O preparo da aula pelo professor – As cordas do violão – Os sinais de trânsito – As rodas de um carro – Preparativos de uma festa – As letras do alfabeto.
2. II e III Ciclos: O nascimento e crescimento de uma criança – O homem o computador – A flor e o pólen – Os engenheiros e o planejamento de uma cidade – Os viadutos numa cidade – O inventor do avião para o transporte rápido – Os técnico e os diferentes modelos de carro – O piscicultor e a criação de aquários – O sistema solar – A Via Láctea – As montanhas, planaltos e planícies – As fontes, os rios, os mares e o oceano – Os vários orbes e os graus de espíritos – Os cientistas e os foguetes – Os cientistas e a vacina – Fazer uma composição na escola – Planejar e realizar uma viagem ou passeio – A linguagem do tambor usada pelos índios – Os métodos de alfabetização – A capa de um livro – O movimento dos astros – Aparelhagem clínica de um médico – Os capítulos de um livro – O manual ou guia numa cidade estranha – Números e nomes de ruas e logradouros públicos – O engenheiro e a construção – O ourives e a jóia – O químico e a formação do remédio.
D) CONCLUSÃO EVANGÉLICO DOUTRINÁRIA
• “Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da Terra... “Com estas palavras aprendemos com Jesus que Deus, nosso Pai, é o Senhor Supremo e Criador de todo Universo.
• Os ensinamentos de Jesus, no entanto, tornaram se ainda mais claros quando, em resposta a Kardec, os Espíritos nos orientaram que “Deus é a Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas”.
• Todo este Universo, hoje ampliado aos nossos olhos pelos poderosos aparelhos da ciência que nos permitem ver as estrelas mais distantes e estudar os menores elementos que constituem a matéria é a obra do Criador.
• Imensa, portanto, é a nossa responsabilidade como criaturas conscientes destas realidades, pois, devemos por isso, assumir o compromisso íntimo de zelar pela imensa obra Divina, uma vez que somos partes integrantes dela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário